EQUIPE

COORDENADORES


Jair

Jair Urbanetz Junior é Professor TITULAR na UTFPR. Doutor na área de Sistemas Fotovoltaicos pela UFSC (2010), sob orientação do Prof. PhD. Ricardo Rüther; Mestre em Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico pela UFSC (2002), sob orientação do Prof. PhD. Ivo Barbi; Especialista em Gerência da Engenharia de Manutenção pela UTFPR (1999), sob orientação da Profa. Dra. Andréa Lucia Costa; Graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela UTFPR (1995) e Técnico em Eletrônica pela UTFPR (1986). É professor no Departamento de Eletrotécnica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em Curitiba, desde 1996, onde atua nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. Também é Coordenador do Curso de Pós Graduação a nível de Especialização em Energias Renováveis e Professor no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) a nível de Mestrado, e no Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) a nível de Mestrado e Doutorado. É autor do livro ELETRÔNICA APLICADA lançado em 2010 pela Editora BASE, e do ATLAS DE ENERGIA SOLAR DO ESTADO DO PARANÁ, lançado em 2017. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência e Energia Solar Fotovoltaica. É pesquisador pela UTFPR no Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos, no Grupo de Pesquisa em Eletrônica de Potência e no Grupo de Pesquisa Tecnologia e Meio Ambiente. Pela UFSC é pesquisador no Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar. Colabora na coordenação do Laboratório de Energia Solar – LABENS da UTFPR e atua como pesquisador no projeto de pesquisa para determinação do potencial de radiação solar e fotovoltaico no estado do Paraná, parceria entre ITAIPU / PTI / INPE / UTFPR. Revisor dos periódicos Revista SODEBRAS e Revista Brasileira de Energia.

Email: urbanetz@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2654512569280452


Gerson

Gerson Máximo Tiepolo  é Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (PUCPR, 2015) na área de Energia Solar – Sistemas Fotovoltaicos. Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela (PUCPR, 2005) na área de Indicadores de Desempenho. Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Produtividade (UFPR, 2000) e em em Gerência de Manutenção (UTFPR, 1994). Bacharelado em Engenharia Elétrica (UTFPR, 1990). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR onde atua nos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação e nas Especializações em Energias Renováveis e em Construções Sustentáveis. Pesquisador no Núcleo de Pesquisa em Energia (NPEnergia) e no Mestrado em Sistemas de Energia (PPGSE). Coordenador do Laboratório de Energia Solar (LABENS – https://labens.ct.utfpr.edu.br) e Líder do Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos da UTFPR. Coordenou o projeto de pesquisa para determinação do potencial de radiação solar e fotovoltaico no estado do Paraná, projeto objeto da parceria entre UTFPR / INPE / ITAIPU / PTI cujos resultados foram a publicação do Atlas de Energia Solar do Estado do Paraná e da Ferramenta Interativa Web (www.atlassolarparana.com). Um dos responsáveis pela implantação da Rede de Estações de Pesquisa em Energia Solar (EPESOL) da UTFPR, projeto integrante do P&D ANEEL/COPEL-DIS/UTFPR-CT. Revisor de periódicos na área de energia. Pesquisador colaborador no LABREN / INPE onde desenvolve pesquisas na área de energia solar.

Email: tiepolo@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7922802052475230

 

PESQUISADORES / PROFESSORES


Eduardo Félix Ribeiro Romaneli possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente, é Professor Associado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica de potência, inversores, conversores cc-cc e geração distribuída. 

E-mail: felix@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1223078719595762


Jorge Assade Leludak possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1995), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Foi professor na UTFPR até 2016, nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Eletrotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: automação industrial, simulação de processos industriais, acionamentos elétricos, acionamentos eletropneumáticos,distribuição de energia, conservação de energia e sistemas de iluminação LED. Orientei trabalhos de automação, conservação de energia, sistemas de iluminação LED, Implantação de PCHs, Gerador Eólico de pequena Potência.

E-mail: Assade@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5000038509732882


Winderson Eugenio dos Santos possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), graduação em Formação de Professores de Disc Especializadas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou pós-doutorado na área de Mecatrônica na Technische Unversität Dresden – Alemanha (2012). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente em Automação de Processos Elétricos e Industriais, atualmente atua como pesquisador colaborador no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia da UTFPR – Campus de Curitiba.

E-mail: winderson@utfpr.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4226185297739834


Diogo Marujo é Doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas Elétricos de Potência na Universidade Federal de Itajubá, com período sanduíche na Universidade Politécnica da Catalunha, Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atualmente é Professor adjunto da UTFPR. Suas áreas de interesse são: Dinâmica e Controle de Sistemas Elétricos de Potência, geração distribuída, Microrredes e Machine Learning.

E-mail: diogomarujo@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0507143597634871


Sérgio Augusto Oliveira da Silva é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente é professor titular do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Cornélio Procópio e pertencente ao quadro permanente de professores do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Associado em Engenharia Elétrica UEL/UTFPR-CP (PPGAEE) e de Mestrado em Engenharia Elétrica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UTFPR-CP (PPGEE). No período de 2004 a 2009 foi coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Tecnologia em Automação Industrial na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Foi coordenador adjunto do PPGEE (nível mestrado) (2015-2019). Atualmente é coordenador do PPGAEE (nível doutorado/Sede UTFPR-CP) (2016-Atual). É também membro do COPPG (Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR), dos colegiados de curso do PPGAEE e PPGEE (UTFPR-CP – 2010-Atual) e do Conselho Departamental da Engenharia Elétrica na UTFPR-CP (2016-Atual). É membro do IEEE/IES (Industrial Electronic Society) e SOBRAEP (Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, atuando principalmente nos seguintes temas: Filtros Ativos de Potência, Sistemas de Energia Ininterrupta, Qualidade da Energia Elétrica e Energias Renováveis (Sistemas Fotovoltaicos). Atualmente é bolsista-produtividade em pesquisa PQ-2 (CNPq).

E-mail: augus@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7428189879295593


Ivo de Lourenço Junior é graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1993), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco e integra o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE). Tem experiência na área de Física e também exerce atividades na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sensores à fibra ótica baseados em Redes de Bragg.

E-mail: lourenco@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0865676350358833


Yuri Ferruzzi é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Especialização em Metodologia do Ensino pela Universidade Paranaense, UNIPAR (1999). Atualmente é professor de engenharia da Universidade Tecnologia Federal do Paraná – Campus Medianeira. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: energia eólica, vento, controle, automação, controle de processos, maquinas elétricas, medidas eletromecânicas, materiais elétricos, engenharia de segurança do trabalho, e metodologia da pesquisa. Projetos e execuções desenvolvidos na Área de Instalações Elétricas.

E-mail: yuri@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7086039813319930


Percio Luiz Karam de Miranda é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrotécnica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (1997). Atualmente atua como professor da UTFPR – Campus Ponta Grossa na Coordenação de Eletrônica. Registro no CREA-PR N 30.814/D-PR.

E-mail: perciomiranda@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6481739733510434


Edson Luis Bassetto é Doutor em Agronomia – Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Botucatu (2018). Mestrado em Engenharia Mecânica – Projetos de Sistemas Mecânicos pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Florianópolis (2004). Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Florianópolis (1992). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho – UEL/Londrina (1996). Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Cornélio Procópio. Atualmente administra as aulas de Fontes de Energia Renováveis, Materiais e Equipamentos Elétricos e Fundamentos de Engenharia de Segurança no Trabalho.

E-mail: bassetto@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0865676350358833


Evandro Luis Volpato é graduado em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(1994) e especialização em Informática Aplicada a Educação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(1998). Atualmente é professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica.

E-mail: volpato@utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5372535078282557

 

PESQUISADORES / BOLSISTAS


julianaJuliana D’ Angela Mariano é Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na (UTFPR), campus Curitiba, Mestre em Engenharia Civil pela UTFPR (2017), Graduada em Tecnologia em Eletrotécnica pela UTFPR (2010), e Técnica em Eletrotécnica (2007) pela UTFPR. É pesquisadora pela UTFPR no Grupo de Pesquisa em Energia Solar e Sistemas Fotovoltaicos (LABENS) e no Institutos Lactec. Atuou como pesquisadora voluntária no projeto de pesquisa para determinação do potencial de radiação solar e fotovoltaico no estado do Paraná, parceria entre ITAIPU / PTI / INPE / UTFPR. Tem experiência com projetos elétricos prediais, comerciais e industriais e de subestações. As principais áreas de interesse são: Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis, Sustentabilidade e Educação Ambiental.

E-mail: julianadangela@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1259632352818678


gunther02Günther Kaltmaier Jr., Arquiteto e Urbanista, mestrando do PPGEC – UTFPR com ênfase nas áreas de sustentabilidade, arquitetura e fotovoltaica. Especialista em Construções Sustentáveis pela UTFPR (2015). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR 2003). Concluiu a formação em nível técnico na área de desenho industrial (CEFET-PR 1996) nas áreas de comunicação visual e projeto de produto. Possui especial interesse na pesquisa de tecnologias aplicadas ao ambiente construído: eficiência energética, arquitetura bioclimática, conforto ambiental e sistemas fotovoltaicos integrados a arquitetura. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos arquitetônicos, planejamento territorial e tecnologias aplicadas ao ambiente construído, tendo apresentando diversas propostas de projeto para participação em concursos de arquitetura nacionais e internacionais.

E-mail: gunther.kaltmaier@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5999966080351220


Carlos Eduardo Teixeira das NevesPossui Especialização em Energias Renováveis UTFPR (2016), Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Gama Filho – RJ (2010), Técnico Industrial em Eletromecânica pelo Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba CEEP (2004). Atualmente é técnico industrial em eletromecânica na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), atuando na operação de Usina Termoelétrica. Experiência em geração de energia elétrica: Termoelétrica e Solar Fotovoltaica, projetos e instalação de sistemas solares fotovoltaicos, projetos de rede externa de telefonia, fiscalização e execução de obras.

E-mail: cetneves@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289418718488878


JoelClaudianoJoel Claudiano da Silva. Possui graduação em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-2014) e Pós Graduação em Automação Industrial (UTFPR – 2016). Está cursando Mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia (UTFPR) Atualmente é Técnico Industrial e Eletrotécnica, celetista na Copel Geração e Transmissão trabalhando como operador do Centro de Operação da Geração e Transmissão – COGT . Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Operação do Sistema Transmissão da Energia Elétrica conectado ao Sistema Interligado Nacional – SIN.

E-mail: joel.claudiano@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9485744970121920


Telma Aparecida Meneghette dos Santos Bassan é engenheira eletricista, formada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2015), aluna do Curso de Especialização em Energias Renováveis na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (conclusão julho/2017) e mestranda do curso de Sistemas de Energia (UTFPR). Trabalha na empresa MBTech com inversores fotovoltaicos e possui como foco de pesquisa características que afetam os inversores fotovoltaicos e influenciam no rendimento de sistemas fotovoltaicos como um todo.

E-mail: telmameneghette@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1028719803332456


Adriana Schilive de Souza é mestranda do Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com Graduação em Tecnologia em Eletrotécnica pela UTFPR (2008) e Graduação em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Tuiuti do Paraná (2016). Experiência na área de projetos elétricos industriais e residenciais, também como educadora profissionalizante atuando no ensino técnico e na área de geração de energia elétrica no despacho de usinas hidrelétricas e eólicas conectadas ao SIN.

E-mail: jadorevert@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6913523322613200


Muriele Bester de Souza é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e graduada em Engenharia Elétrica também pela UTFPR (2016) campus Curitiba, atuando principalmente nos temas: viabilidade econômica, energia renovável, sistema fotovoltaico e irradiação.   Principais áreas de interesse são Energias Renováveis, Eficiência Energética e Energia Solar Fotovoltaica.

E-mail: murielebester@gmail.com

C.V. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1474753267087038


Renata Lautert Yang é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui graduação em Engenharia de Controle e Automação pela UTFPR (2017), Curitiba. Áreas de interesse: planejamento energético, energias renováveis, energia solar fotovoltaica, engenharia aeroespacial.

E-mail: relautert@gmail.com 
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2781261432945785


Camila de Oliveira Silveira é mestranda no Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Engenharia Elétrica (2017) pela UTFPR. Atua no Projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas). As principais áreas de interesse são: Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis e Sustentabilidade.

E-mail: camila.osilveira@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9557050038310967


Nicole Polityto Cremasco  mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Graduada em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2018),  Técnica em Contabilidade pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Possui interesse nas áreas de energias renováveis, energia solar fotovoltaica, eficiência energética, eletromagnetismo e geração distribuída. Atualmente atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: nicnicolecrem@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2303562560055497


Andreas Anael Pereira Gomes é graduando em Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail:andreasp.gomes@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3253983711985365


Nicolas Moreira Branco é graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); participou de intercâmbios acadêmicos para o Canadá (2017) e França (2018/2019) onde realizou um estágio de pesquisa na simulação de transformadores por redes de relutância e é técnico em mecatrônica pelo IFTO (2014). Atualmente participa, por meio de uma iniciação científica, de um projeto de pesquisa em energia solar ligado a UTFPR e a COPEL.

E-mail: nicolasmbranco@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3564757857030752


João Pedro da Matta Galera da Silva é graduando em Engenharia de Computação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Atualmente participa de Iniciação científica no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: joaosilva.2016@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2536095630692132


Elimar Sanches Kauffmann é graduando em Sistemas de Informação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As principais áreas de interesse são em análise e desenvolvimento de sistemas, energias renováveis. Atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: elimarkauffmann@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9190222254855488


Matheus Fortunato Dário é graduando em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Técnico em Eletrônica (2017). Possui interesse nas áreas de energias renováveis, robótica móvel e sistemas de potência. Atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: matheusdario@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2762072276129430


Renan de Oliveira Alves Takeuchi é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) da UTFPR. Graduado em Engenharia Elétrica pela AEDB (2016) e Técnico em Mecatrônica pela ETAN (2011). Possui interesse nas áreas de energias renováveis, energia solar fotovoltaica e degradação de módulos fotovoltaicos.

E-mail: renan.takeuchi@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289428263289806


Mirella Augusto Rodrigues é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Cursou Engenharia Industrial Eletrônica e Engenharia Industrial Eletrotécnica na mesma Universidade. Atua no Projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas). As principais áreas de interesse são: Eletrônica de Potência, Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis e Eficiência Energética.

E-mail: mirella.augusto.rodrigues@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8471827669152327


Pesquisadores que já atuaram no LABENS

 

gunther02Günther Kaltmaier Jr., Arquiteto e Urbanista, mestrando do PPGEC – UTFPR com ênfase nas áreas de sustentabilidade, arquitetura e fotovoltaica. Especialista em Construções Sustentáveis pela UTFPR (2015). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR 2003). Concluiu a formação em nível técnico na área de desenho industrial (CEFET-PR 1996) nas áreas de comunicação visual e projeto de produto. Possui especial interesse na pesquisa de tecnologias aplicadas ao ambiente construído: eficiência energética, arquitetura bioclimática, conforto ambiental e sistemas fotovoltaicos integrados a arquitetura. Atua na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos arquitetônicos, planejamento territorial e tecnologias aplicadas ao ambiente construído, tendo apresentando diversas propostas de projeto para participação em concursos de arquitetura nacionais e internacionais.

E-mail: gunther.kaltmaier@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5999966080351220


Diego Plazza Hilgert é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), especialista em gestão empresarial pela UVA (2016) e atualmente mestrando do Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) da UTFPR, na área de Sistemas Fotovoltaicos, sob orientação do Prof. Dr. Jair Urbanetz Junior. As principais áreas de pesquisa são: energias renováveis, energia solar fotovoltaica, geração distribuída e gerenciamento de projeto. Possui experiência em gerenciamento de projetos (profissional certificado PMP pelo PMI em 2017) no setor de construção civil, transmissão de energia, dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos e participou do planejamento estratégico e execução do sistema de energia dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016.

E-mail: diegoph86@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8158198068127967


Diego Vitoriano Freitas é engenheiro físico formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e é graduando em engenharia de controle e automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui interesse nas áreas de energias renováveis, automação e sistemas de controle.

E-mail: vitorianofreitas@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2579350675625695


Rafael de Freitas Gasparelo Danderfer é graduando em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Técnico em Eletrônica (2015). Possui interesse nas áreas de energia solar fotovoltaica, energias renováveis e de sistemas de potência. Atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: rafa_de_freitas@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9633091901656026


Édwin Augusto Tonolo é graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Potência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2016). Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia (PPGSE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. As principais áreas de interesse são energias renováveis, energia fotovoltaica, eletrônica de potência.

E-mail: edwintonolo@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5651055921158210

 

foto 1Juliano da Silva Pereira é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2016); e em Engenharia de Energia pela Université de Technologie de Belfort-Montbéliard – UTBM (2015). É mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na UTFPR, linha de pesquisa de sustentabilidade, com ênfase em energia solar fotovoltaica. As principais áreas de pesquisa, são: energias renováveis, energia solar fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos conectados a rede, sistemas fotovoltaicos isolados, eficiência energética e sustentabilidade. Possui experiência profissional no setor de energia solar fotovoltaica.

E-mail: julianosp.pereira@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2104757703487759


FabricioFabricio Fontoura dos Santos é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2011), tendo se aprofundado nas áreas de projetos elétricos e eficiência Energética. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013) e mestre na linha de pesquisa em sustentabilidade, com ênfase em energia solar fotovoltaica, pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UTFPR (início em 2016). Atua como 1º Tenente – Engenheiro Eletricista na Comissão Regional de Obras 5 do Exército Brasileiro e foi Professor de Ensino Superior na Faculdade UNISOCIESC Curitiba entre os anos de 2013 e 2016. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas e Industriais (Eletrotécnica), em instalações elétricas, execução e análise de projetos, Licitações e fiscalização de obras. As principais áreas de pesquisa são: Energia Solar Fotovoltaica, Geração Distribuída, Fontes Alternativas de Energia e Eficiência Energética.

E-mail: fabriciofontoura@yahoo.com.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8676957273370213


LarissaLarissa Barbosa Krasnhak é Engenheira Civil, formada pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2014), Especialista em Construções Sustentáveis pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (2016) e Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Possui experiência no setor de construção civil, projetos e orçamentos. Áreas de estudo: energia solar fotovoltaica, eficiência energética e construções sustentáveis.

E-mail: larissabarbosakrasnhak@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2190867326253260


AnaAna Katherine Rodríguez Manrique é mestre na linha de pesquisa de sustentabilidade, com ênfase em energia solar fotovoltaica, pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UTFPR (2015); Engenheira Eletricista da Universidade dos Andes da Colômbia (2011). Possui experiência acadêmica e comercial no setor de energia solar fotovoltaica. As principais áreas de pesquisa são: Energias renováveis, energia solar fotovoltaica e métodos de construção sustentável.

Email: anakt07@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6540471896085856


Caio Jorge Martins Sodré é graduando em Engenharia de Controle e Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Técnico em Eletrotécnica (2011). Possui interesse na área de energias renováveis, energia solar fotovoltaica, eficiência energética e carros elétricos. Atuou no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: sodre@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0471240878209790


Camila Scotti Pinto é engenheira de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018) e possui interesse nas áreas de energias renováveis, energia solar fotovoltaica e eletrônica orgânica. Atuou no projeto de Pesquisa PD – Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas.

E-mail: camilapinto@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6013071621496431


CristianoCristiano Andrade de Alencar é graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Brasília (Unb), mestre em Engenharia Elétrica pelo programa de pós-graduação da UTFPR em Sistemas de Energias, especialista em Energias Renováveis pela UTFPR e de gerenciamento de projetos pela ISAE/FGV. Possui experiência com execução e coordenação de comissionamento de usinas hidrelétricas. Atua como engenheiro projetista de sistemas auxiliares mecânicos e no desenvolvimento de projetos da área de energia fotovoltaica, sobretudo no segmento de usinas solares. As principais áreas de pesquisa são energias renováveis, usinas hidrelétricas e usinas fotovoltaicas.

E-mail: alencar.ca@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3512064702132385


FabiannaFabianna Stumpf Tonin é Mestre em Engenharia Elétrica (2017), área de Sistemas Fotovoltaicos no PPGSE/UTFPR sob orientação do Prof. Dr. Jair Urbanetz Junior; engenheira eletricista, UTFPR (2015). As principais áreas de pesquisa são: energias renováveis, energia solar fotovoltaica, eficiência energética e veículo elétrico. Possui experiência no setor automotivo, em especial na área de eletrônica automotiva, análises eletroeletrônicas e gerenciamento de projetos.

Email: fstonin@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0094472315589324


HenriqueHenrique Marin Campos é  é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2013), tendo se aprofundado nas áreas de sistemas de potência e gerenciamento e eficientização de energia elétrica. É mestre na linha de pesquisa em sustentabilidade, com ênfase em energia solar fotovoltaica, pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UTFPR (2015). Possui experiência no setor de instalações elétricas em baixa e média tensão, incluindo a energia solar fotovoltaica, envolvendo desde a concepção de projeto, execução até a consultoria. As principais áreas de pesquisa são: energias renováveis, energia solar fotovoltaica e eficiência energética, dentro do contexto do desenvolvimento sustentável. Atualmente é professor substituto no departamento de engenharia elétrica e eletrônica da UTFPR.

Email: enghenrique@outlook.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5094011569295022


JoaoJoão Nicolau Gaio é graduando em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), possui interesse nas áreas de energias renováveis, energia solar fotovoltaica e áreas relacionadas à Engenharia Biomédica.

E-mail: nicolau_gaga@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7987887774166953  


LucasLucas César Lourenço de Moraes é graduando em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) localizada em Curitiba/PR, Técnico em Eletroeletrônica pelo Colégio Técnico de Campinas (COTUCA/UNICAMP 2011), e atualmente participa de pesquisas relacionadas à energia solar e planejamento de energia elétrica para o Brasil e para o Estado do Paraná do Laboratório de Energia Solar (LABENS) da UTFPR. A linha de pesquisa está focada na confecção do atlas Paranaense de energia solar em parcerias com o INPE e o PTI-Itaipu.

E-mail: lclm.moraes@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4211375929364932


Renan de Oliveira Bronhara é graduando em Engenharia Elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Técnico em Mecatrônica (2010). Possui grande interesse nas áreas de energias renováveis, energia solar fotovoltaica e veículos elétricos. Atuou no projeto de Pesquisa PD – Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas.

E-mail: renanbronhara@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6923336720403932


Ana Carla Cordeiro é graduada em engenharia industrial elétrica – ênfase em eletrotécnica (2015) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), mestra (2017) pelo programa de pós-graduação em engenharia elétrica e informática Industrial (CPGEI) na mesma universidade. Atualmente, é doutoranda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) pelo programa de pós-graduação em engenharia elétrica e informática industrial (CPGEI).  As principais áreas de interesse são: Sistemas Fotovoltaicos, Energias renováveis, Bioengenharia e Meio Ambiente.

E-mail: anacarlacordeiro_utfpr@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0951806773789914


FrancielleFrancielle da Rocha Santos é Mestre em Engenharia Civil (2018), área de Sustentabilidade pelo PPGEC/UTFPR sob orientação do Prof. Dr. Jair Urbanetz Junior; Especialista em Segurança do Trabalho pela Universidade Paranaense (2015); Engenheira Ambiental pela UTFPR (2013). As principais áreas de pesquisa são: Sustentabilidade; Energia Solar Fotovoltaica e Tratamento de Água.

E-mail: francielleroch@hotmail.com
C.V. Lattes:http://lattes.cnpq.br/0650313063899153


RafaelRafael Stedile é mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Energia da UTFPR, Engenheiro Industrial Eletricista com ênfase em Eletrotécnica e Telecomunicações pela UTFPR (2014), Técnico em Eletrônica Industrial pelo CEDUP Hermann Hering (2003). As principais áreas de interesse são: Sistemas Fotovoltaicos conectados a rede, Energias Renováveis e Sustentabilidade.

E-mail: rafael_eletro@yahoo.com.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0234261900032286


JArdelJardel Eugenio da Silva é Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações – Universidade do Contestado – UnC; Bacharel em Ciências Econômicas – UNIUV; Mestre em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica UTFPR (linha de pesquisa Análise da interação da geração distribuída por fonte Solar Fotovoltaica e Veículos Elétricos); Tem experiência na área de automação e controle industrial, eletrônica industrial (Senai), LabVIEW (Control, Desing and Simulation module), Energia Solar Fotovoltaica do Programa de Capacitação em Energias Renováveis do ONUD, conhecimento em SAP (Systems, Applications and Products in Data Processing).

E-mail:  jardel.eugenio@hotmail.com  /  jardel.e.dasil@ieee.org
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9926973145008984


Elis Almeida Medeiros de MelloElis Almeida Medeiros de Mello é engenheira civil, formada pela Universidade Positivo no ano de 2015, aluna da especialização em Gerenciamento e Execução de Obras no Instituto IDD e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná na cidade de Curitiba. Principais áreas de interesse são Energias Renováveis e Energia Solar Fotovoltaica.

E-mail: elisalmeidamedeiros@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5831811063774008


FaustoFausto Batista Felix Silva possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Positivo, especialização em Automação Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, especialização em Docência na educação tecnológica e profissional pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (RJ) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente faz parte do corpo docente da Faculdade de Tecnologia do SENAI-Pr, Unidade CIC, ministrando aulas no curso de graduação em Tecnologia em Automação Industrial.

E-mail: fausto_batista@hotmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2123938084322227


Bruno Sabino Scolari possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Mestre em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) da UTFPR, na linha de pesquisa de Sustentabilidade com ênfase em Energia Solar Fotovoltaica. Trabalha como engenheiro eletricista na empresa Energética Assessoria e Consultoria em Energia em Curitiba, Paraná. Possui experiência de trabalho atuando diretamente nas áreas de tarifação de energia elétrica, projetos elétricos industriais e residenciais, qualidade de energia elétrica, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, eficiência energética e proteção de sistemas elétricos.

E-mail: brunoengutfpr@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1941031123563702


Gabriel Botogoske é graduando em Engenharia Eletrônica e é graduado no curso Técnico em Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui experiência na área de Internet das Coisas Médicas e na área de ensino de física e programação. Atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: botogoske@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6396800117961371


Guilherme Gomes da Silva é graduando em Engenharia de Controle e Automação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e possui técnico em Mecatrônica. Tem interesse nas áreas de energias renováveis, sistemas de controle e automação industrial. Atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: gsilva.2015@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0154327324049622


Sarah Beatriz Gruetzmacher é aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), possui interesse nas áreas de Controle e Energias Renováveis. Atua no projeto de Pesquisa PD (Metodologia para Análise, Monitoramento e Gerenciamento da GD por Fontes Incentivadas).

E-mail: sarah@alunos.utfpr.edu.br
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0186040649176031


Danilo

Danilo Carvalho de Gouveia é Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR – 2013). Possui especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (UTFPR – 2015) e Mestre em Engenharia Elétrica na linha de pesquisa de Energia Solar Fotovoltaica pelo Programa de Pós-graduação em Sistemas de Energia da UTFPR. Atua como Pesquisador nos Institutos Lactec na Divisão de Ensaios Elétricos (DVEE), participante em diversos projetos P&D ANEEL. Tem experiência no trabalho com Sistema de Gestão da Qualidade de Laboratórios (ISO 17025) e na elaboração de estudos e ensaios em materiais e equipamentos elétricos de baixa, média e alta tensão.

E-mail: danilocgou@gmail.com
C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2806919244675915